PROGRAMA AMPLIA BUSCA VALORIZAR E FORTALECER O POLO MOVELEIRO 1k3h5

PROGRAMA AMPLIA BUSCA VALORIZAR E FORTALECER O POLO MOVELEIRO

Foi oficialmente lançado, na noite de terça-feira, 19 de novembro em São Bento do Sul, o programa que busca construir estratégias que contribuam com a valorização e o desenvolvimento sustentável, através do aperfeiçoamento profissional, da qualidade de vida e da evolução tecnológica do setor moveleiro da região.

         O Amplia – Aliança Planalto Norte pela Valorização do Setor Moveleiro foi criado em parceria com diversas entidades, como FIESC – Federação das Indústrias, através da vice-presidência regional, do Sesi e do Senai, da Arpem – Associação Regional da Empresa Moveleira e dos sindicatos das indústrias moveleiras Sindusmobil, de São Bento do Sul, e Sindicom, de Rio Negrinho.

         O movimento para a instituição do Amplia iniciou em junho desse ano, com a formação do comitê moveleiro. Visitas técnicas e encontros para debate e planejamento foram realizados ao longo dos meses, envolvendo lideranças e empresários da região. “Com um trabalho estratégico e gradual, queremos ampliar a percepção de valor para o setor, destacando o impacto que a indústria moveleira tem de ampliar conhecimento, com oportunidades e conquistas, no presente e no futuro”, destaca o coordenador Anor Katzer.

         Na prática, o programa já vem avançando na capacitação e formação de profissionais para atuar nas indústrias e inserir os jovens no mercado de trabalho. Em parceria com o Senai, mais de 150 trabalhadores já foram qualificados de forma gratuita em cursos profissionais da área técnica e de liderança. Atualmente estão sendo ofertados cursos técnicos gratuitos em móveis, design de móveis e automação industrial para alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas estaduais, através de projeto com o Governo do Estado.

         “Os cursos foram definidos conforme vocação da região e das demandas do mercado de trabalho, o que contribui muito na empregabilidade após a formação. Com a participação das empresas e das entidades parceiras, estamos buscando soluções para oferecer qualificação e oportunidades de trabalho no setor”, informa o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte e presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria do Mobiliário, Arnaldo Huebl.

         O programa também já implantou um projeto piloto de imersão presencial, com estudantes do ensino médio. Alunos da Escola de Educação Básica Frederico Fendrich, de Serra Alta, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e as oportunidades de trabalho no setor moveleiro. O encerramento foi em uma visita técnica às fábricas da Móveis Katzer. Novas escolas e empresas devem ser envolvidas nesse projeto em 2025.

         A partir de agora, o Amplia ará a desenvolver diversas frentes de trabalho, com participação das entidades parceiras e principalmente das empresas da região. “O programa irá focar no fortalecimento do setor moveleiro, através de capacitação profissional, gestão de pessoas e clima organizacional, melhorias nos processos produtivos e divulgação das oportunidades e da relevância do setor para o desenvolvimento econômico e sustentável da região”, informa Daren Basso de Souza, gerente executiva da FIESC no Planalto Norte.

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

Alunos da E.M. Francisco Hass recebem certificados de aulas de polonês em Papanduva

Alunos da E.M. Francisco Hass recebem certificados de aulas de polonês em Papanduva 18s2y

Câmara promove sessão solene para entrega de moção de aplausos

Câmara promove sessão solene para entrega de moção de aplausos p1p6p

Banho de Floresta sendo levado aos bairros de São Bento do Sul e equipe capacitará profissionais de outros estados

Banho de Floresta sendo levado aos bairros de São Bento do Sul e equipe capacitará profissionais de outros estados 1u383c

Matrícula Automática é tema de construção coletiva na rede municipal de ensino

Matrícula Automática é tema de construção coletiva na rede municipal de ensino 28486z

Tráfico de drogas: DIC de Mafra revela associação criminosa com ligações a facção conhecida no estado

Tráfico de drogas: DIC de Mafra revela associação criminosa com ligações a facção conhecida no estado 44v4v

42 nadadores de São Bento do Sul, participarão do II Festival Mirim Petiz de natação em Florianópolis 

42 nadadores de São Bento do Sul, participarão do II Festival Mirim Petiz de natação em Florianópolis  3y6o2k

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *