Capivaras ficam verdes por conta de bactérias tóxicas no Rio Uruguai; entenda 5f5d25

Capivaras ficam verdes por conta de bactérias tóxicas no Rio Uruguai; entenda

Nos últimos dias, vídeos viralizaram nas redes sociais mostrando capivaras com pelagem esverdeada nas margens de rios na Argentina e no Uruguai. Biólogos explicam que essa coloração atípica é resultado da proliferação de cianobactérias nas águas da região.

Conhecidas popularmente como algas verde-azuladas, as cianobactérias são microrganismos aquáticos capazes de realizar fotossíntese. Em situações normais, elas convivem de forma equilibrada nos ecossistemas aquáticos. No entanto, a proliferação em massa dessas bactérias, que forma tapetes verdes sobre a superfície da água, pode causar sérios desequilíbrios ambientais.

Esse aumento excessivo de cianobactérias foi registrado a partir de domingo (9), na região do Lago Salto Grande, que fica na fronteira entre Argentina e Uruguai, a cerca de 160 km do Brasil. A presença massiva desses microrganismos tem impactado a fauna local, como as capivaras, que aram a exibir uma coloração esverdeada, resultado do contato com a água contaminada.

Quais são os riscos para a saúde humana e animal? 3d5h6a

A proliferação descontrolada de cianobactérias está diretamente ligada ao aumento da poluição das águas, como o lançamento de esgoto e o uso excessivo de agrotóxicos. As toxinas produzidas pelas cianobactérias podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo irritações na pele, distúrbios hepáticos e neurológicos, dependendo do nível de contato com a água contaminada.

A Comissão istrativa do Rio Uruguai (CARU) emitiu um alerta, destacando os riscos de saúde devido ao aumento das cianobactérias, especialmente durante o verão, com as altas temperaturas que favorecem seu crescimento.

Quem está mais exposto? 26715z

A CARU alerta que grupos como crianças, gestantes, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido são mais vulneráveis aos efeitos das toxinas. Além disso, pescadores e salva-vidas, que têm contato constante com as águas, devem redobrar os cuidados.

Como se proteger e evitar riscos? t5v5w

Autoridades sanitárias recomendam evitar o contato com águas que apresentem coloração esverdeada, turbidez ou cheiro forte. Banhistas devem estar atentos à presença de espuma acumulada na superfície da água. Caso haja exposição, é fundamental lavar a pele com água limpa e procurar atendimento médico caso surjam sintomas.

Além disso, os donos de animais de estimação devem garantir que seus pets não tenham o às águas contaminadas, pois os efeitos podem ser igualmente prejudiciais para os animais.

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

DJ é preso durante festa em casa de shows de Chapecó

DJ é preso durante festa em casa de shows de Chapecó 1y4k3l

Mulher sofre corte profundo com facão e marido alega que ela se feriu sozinha em SC

Mulher sofre corte profundo com facão e marido alega que ela se feriu sozinha em SC 2n3y6c

Foragido da Justiça em SC é preso tentando cruzar fronteira do Brasil com a Argentina

Foragido da Justiça em SC é preso tentando cruzar fronteira do Brasil com a Argentina 1y5w2z

Homem é preso suspeito de portar explosivo em ministério

Homem é preso suspeito de portar explosivo em ministério 93e5y

Sede do Cras, em Major Vieira, é alvo de ladrão

Sede do Cras, em Major Vieira, é alvo de ladrão 23j4m

Funcionário de empresa têxtil sofre grave ferimento na virilha e é socorrido pelos Bombeiros em Papanduva

Funcionário de empresa têxtil sofre grave ferimento na virilha e é socorrido pelos Bombeiros em Papanduva 2y144i

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *