GMF inspeciona unidades prisionais de Porto União, Mafra, Canoinhas, Itajaí e Tijucas  453p4b

GMF inspeciona unidades prisionais de Porto União, Mafra, Canoinhas, Itajaí e Tijucas 

Nas visitas, foram analisados aspectos como saúde, alimentação, visitas e disciplina  p5y1l

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo (GMF), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveu de 22 a 25 de abril inspeções a seis unidades prisionais do Estado. O objetivo foi monitorar as condições de cumprimento de pena e assegurar os direitos das pessoas privadas de liberdade.

No dia 22, a inspeção foi no Presídio Regional de Porto União. Já no dia 23, foram inspecionados o Presídio Regional de Canoinhas e o Presídio Regional de Mafra. A Penitenciária de Itajaí recebeu a equipe do GMF no dia 24, e as inspeções finais ocorreram no dia seguinte, no Presídio Feminino Regional de Itajaí e no Presídio Regional de Tijucas.

Durante as visitas, o GMF analisou as rotinas das unidades e verificou aspectos fundamentais como saúde, alimentação, visitas e disciplina. Também foram avaliadas as instalações físicas, com análise da adequação dos espaços ao cumprimento das penas.

A equipe que realizou as inspeções pelo GMF foi chefiada pelo juiz coordenador Rafael de Araújo Rios Schmitt e contou com a assessora jurídica Victória Gonçalves Rinaldi e a psicóloga Loislane Martins da Silva.

A comitiva ainda contou com a participação de magistrados corregedores das unidades. No Presídio Regional de Porto União, a inspeção foi acompanhada pela juíza Leticia Bodanese Rodegheri Marafon; no Presídio Regional de Canoinhas, pelo juiz Eduardo Veiga Vidal; no Presídio Regional de Mafra, pela magistrada Mariana Monteiro de Moraes de Arruda Falcão; e no Presídio Regional de Tijucas, pelo magistrado Luiz Carlos Vailati Junior, além do promotor de justiça Leonardo Silveira de Souza. 

“A inspeção realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) no Presídio Regional de Tijucas (PRT) representa um avanço e uma preocupação contínua do Poder Judiciário no acompanhamento das condições carcerárias em Santa Catarina. A iniciativa, conduzida com excelência pela equipe do GMF, reforça o compromisso com a legalidade e deve impulsionar melhorias no sistema prisional do Estado.” 

Juiz Luiz Carlos Vailati Junior, corregedor e titular da Vara Criminal da comarca de Tijucas 

“A equipe do GMF esteve no Presídio Regional de Canoinhas, inspecionou a unidade e conheceu sua estrutura. A iniciativa é muito bem-vinda, porque auxilia na identificação de pontos que podem ser aprimorados ou modificados, de modo a aperfeiçoar a atividade ali desempenhada.” 

Juiz Eduardo Veiga Vidal, corregedor e titular da Vara Criminal de Canoinhas 

“Agradeço ao GMF e, em especial, ao colega Rafael de Araújo Rios Schmitt, pela inspeção judicial realizada no Presídio Regional de Porto União. A visita demonstra a constante preocupação com o sistema prisional e reflete a aproximação com a realidade local, pois foram apresentadas as dificuldades locais, assim como ressaltados pontos positivos. Tivemos uma tarde muito produtiva e de importante troca de informações.” 

Juíza Leticia Bodanese Rodegheri Marafon, corregedora e titular da Vara Criminal de Porto União 

“Estou substituindo na Vara Criminal de Mafra desde o fim de fevereiro e tem sido uma atuação muito gratificante, notadamente na área de execução penal, que demanda decisões rápidas e um acompanhamento contínuo, em face da urgência intrínseca. Ainda, a realização de inspeção mensal ao presídio, além de ser uma obrigação do magistrado, é de suma importância para a avaliação das condições em que os custodiados vivem.” 

Juíza Mariana Monteiro de Moraes de Arruda Falcão, da Vara Criminal de Mafra 

Imagens: Divulgação/GMF

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

Estado alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca

Estado alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca xo3b

Caminhoneiro morre após carga cair sobre a cabine em acidente no Oeste de SC

Caminhoneiro morre após carga cair sobre a cabine em acidente no Oeste de SC 6f7237

Semana do MEI 2025 oferece capacitação gratuita para microempreendedores em Monte Castelo

Semana do MEI 2025 oferece capacitação gratuita para microempreendedores em Monte Castelo 5l1h56

Monte Castelo se prepara para o 1º Festival da Canção Tropeiro: um espetáculo de música, tradição e emoção!

Monte Castelo se prepara para o 1º Festival da Canção Tropeiro: um espetáculo de música, tradição e emoção! 4j526k

Prefeito Sirineu, Vice Leandro e Secretária de Assistência Social, Selma Figura, garantem R$ 500 mil para Monte Castelo, destinados à compra de equipamentos agrícolas.

Prefeito Sirineu, Vice Leandro e Secretária de Assistência Social, Selma Figura, garantem R$ 500 mil para Monte Castelo, destinados à compra de equipamentos agrícolas. 6i423h

Pollum se reúne com Jair Renan Bolsonaro

Pollum se reúne com Jair Renan Bolsonaro 2e733o

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *