Com 5,7 mil moradores à espera de cirurgia, Blumenau ganha promessa de zerar a fila 1r31y

Com 5,7 mil moradores à espera de cirurgia, Blumenau ganha promessa de zerar a fila

Governo do Estado implantará programa para zerar a fila de espera ainda em 2023

Carmelita dos Santos esperou tanto por uma cirurgia em um dos rins que precisou retirar o órgão em um procedimento de urgência. Amarildo da Silva corre risco de amputar a perna caso a operação que necessita não seja feita o quanto antes. Vanderlei Cardoso aguarda por uma intervenção no ombro há mais de 15 anos.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Esse é o retrato de quem espera por uma cirurgia eletiva em Blumenau, cidade que soma mais de 5,7 mil pessoas na fila. Em todo o Estado são 105 mil, conforme dados do governo.

Amarildo mora no bairro Velha e em 2007, depois de alguns episódios de deslocamento do ombro, descobriu que precisava fazer uma cirurgia por conta do desgaste. À época, trabalhava em uma indústria têxtil e não tinha condições de pagar o procedimento, por isso entrou na fila de espera do SUS. O tempo ou, o homem de 46 anos mudou de profissão, os problemas no ombro aumentaram e uma consulta nunca foi agendada.

— Uns 13 anos depois, ligaram e marcaram novos exames. Fiz no ambulatório do lado do Hospital Santo Antônio, mas até então não entraram em contato de volta — conta o pedreiro.

Para driblar as dores, Amarildo evita alguns movimentos e aprendeu a conviver com o problema, que evoluiu para um cisto. Problemas ortopédicos como o dele são os campeões da fila de espera por cirurgias eletivas em Blumenau. Das 5.735 pessoas que aguardam serem chamadas para o procedimento, 847 sofrem de algum mal relacionado aos ossos.

As filas das cirurgias eletivas — que necessitam de agendamento — não são novidade em Santa Catarina. Por isso, com o objetivo de diminuí-las, o governo do Estado anunciou que fará parcerias com os hospitais.

Em entrevista à NSC TV de Blumenau, a secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, disse que o objetivo é zerar a fila de espera ainda neste ano. Ela explicou que o programa começou pelos casos oncológicos, que são mais sensíveis e precisam de uma resposta imediata.

— Todos os hospitais vão participar das cirurgias eletivas de forma mais intensa — adiantou.

A recomendação a quem aguarda o momento de ir para a sala cirúrgica é esperar pelo telefonema da unidade de saúde responsável pelo encaminhamento. É importante que os dados do paciente estejam atualizados no Sistema de Regulação, o Sisreg.

Situação em Blumenau 721i3f

A prefeitura de Blumenau disse que aguarda as orientações do Estado para cumprir o plano de zerar a fila de espera, já que é do governo estadual a responsabilidade de autorizar a liberação das cirurgias eletivas pelo Sisreg.

Em paralelo, um plano municipal blumenauense ampliou, em maio do ano ado, o número de procedimentos cirúrgicos, aumentando de 500 para mais de 750 cirurgias por mês. Elas ocorrem nos três hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Santa Isabel, Misericórdia e Santo Antônio.

No fim de 2022, a prefeitura reou mais de 650 mil para o Santo Antônio abrir a sexta sala cirúrgica. Outros R$ 500 mil serão reados neste ano.

Espera por um telefonema 4b59b

Amarildo conta que consegue ar o incômodo no ombro, mas sente por outros pacientes em situações mais graves. Além dos conterrâneos, ele divide a mesma realidade com moradores de toda a região.

Na maior cidade da Foz do Rio Itajaí-Açu são 3.757 pessoas na espera. Itajaí, assim como Blumenau e outros municípios, também aguarda definições para adotar o plano estadual.

Balneário Camboriú tem 1.072 pacientes na fila. Entre as principais demandas estão questões ortopédicas, do sistema digestivo e de articulações, por exemplo.

FONTE: NSC

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

PF combate falsificação de documentos falsos em Santa Catarina

PF combate falsificação de documentos falsos em Santa Catarina 1v254h

Guaramirim realiza vacinação domiciliar para pessoas com mobilidade reduzida

Guaramirim realiza vacinação domiciliar para pessoas com mobilidade reduzida 5ht6i

SC é o terceiro estado com a melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo

SC é o terceiro estado com a melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo 1v6fg

Ladrões levam 11 botijões de gás de empresa de Canoinhas

Ladrões levam 11 botijões de gás de empresa de Canoinhas e215

Dados mostram crescimento de 25% no número de fumantes no Brasil

Dados mostram crescimento de 25% no número de fumantes no Brasil 1o1x55

Santa Catarina gerou 74,6 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2025

Santa Catarina gerou 74,6 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2025 672h1u

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *