APROVADO O PROJETO DE LEI QUE OBJETIVA O RESSARCIMENTO AOS COFRES DA PREFEITURA DE RIO NEGRINHO 1u2l14

APROVADO O PROJETO DE LEI QUE OBJETIVA O RESSARCIMENTO AOS COFRES DA PREFEITURA DE RIO NEGRINHO

Votado e aprovado o Projeto de Lei que objetiva o ressarcimento aos cofres da prefeitura de Rio Negrinho quantia equivalente a um total R$ 1.229.716,47.
O ressarcimento se justifica pelo fato de que o Município, como Tomador do Financiamento, contraiu um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, cujo o SAMAE figurou como Interveniente Anuente, que teve origem em dois contratos que tinha por objetivo a implantação do sistema de esgotamento sanitário para a região central do município no âmbito do programa Saneamento para Todos.
 
Como a autarquia na época não possuía condições de cumprir a contrapartida exigida pelo agente financeiro, diante e necessidade de implantar o esgotamento sanitário que atenderia mais de 50% dos munícipes (números à época), desde o ano de 2008 o município pagou os juros e a amortização do contrato de financiamento até o mês de outubro de 2011.
 
A partir do mês de novembro de 2011 a autarquia reou os valores mensalmente para o Município visando saldar o débito originário das parcelas dos contratos. 
Havia uma previsão do ressarcimento em 07 (sete) parcelas, do valor total de R$ 3.329.716,47 com o pagamento da última parcela em dezembro de 2025. Desde então, já foram pagas 04 (quatro) parcelas.
 
Contudo, atualmente existe a possibilidade financeira de ressarcimento em parcela única do valor integral, em vista que foram empregados esforços resultantes em economia para o SAMAE.
 
Nesse aspecto, a autarquia tem promovido a revisão de contratos com empresas terceirizadas e atuando com maior afinco junto aos servidores efetivos para melhor prestação de serviços junto a população e economia aos cofres públicos.
 
 
Situação de emergência
A devolução em parcela única justifica-se pelo Estado de Emergência decretado (Decreto 15.128 de 17 de janeiro de 2023) pelo município em função das fortes chuvas que assolaram a cidade e região.
 
Afinal, o município está em força tarefa para atender as famílias afetadas pelas chuvas intensas ocorridas recentemente no município de Rio Negrinho, ocasionando alagamentos, deslizamentos, danos em vias públicas e também deixando unidades habitacionais danificadas com desalojados.
 
Deste modo, a devolução da integralidade do valor auxiliará na agilidade de resposta do Poder Público junto a população afetada, havendo necessidade ainda de programar a recuperação de vias, qual se dará de modo gradual, sendo necessário a aquisição de bens e materiais.
 

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

SC é o terceiro estado com a melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo

SC é o terceiro estado com a melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo 1v6fg

Ladrões levam 11 botijões de gás de empresa de Canoinhas

Ladrões levam 11 botijões de gás de empresa de Canoinhas e215

Prefeitura abre abrigo temporário nesta quinta-feira

Prefeitura abre abrigo temporário nesta quinta-feira 4w135x

Santa Catarina gerou 74,6 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2025

Santa Catarina gerou 74,6 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2025 672h1u

O trecho entre Canoinhas e Monte Castelo da SC-477 é liberado seis meses antes do prazo com pavimento novo

O trecho entre Canoinhas e Monte Castelo da SC-477 é liberado seis meses antes do prazo com pavimento novo 75a4l

Mãe e filho são conduzidos ao hospital após saída de pista na BR 280

Mãe e filho são conduzidos ao hospital após saída de pista na BR 280 4c4vk

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *