GAECO e a Polícia Militar Ambiental deflagram operação contra grupo responsável por desmatar ilegalmente área de Mata Atlântica em Santa Catarina 5w352j

GAECO e a Polícia Militar Ambiental deflagram operação contra grupo responsável por desmatar ilegalmente área de Mata Atlântica em Santa Catarina

Com o emprego de 60 policiais militares ambientais e 14 viaturas, estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na região Santa Terezinha também foi alvo da operação

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com apoio do Ministério Público e do Gaeco, deflagrou a Operação Silvam Vindicat no município de Santa Terezinha. A ação tem como foco o combate a uma organização criminosa envolvida na extração ilegal de madeira nativa em área de Mata Atlântica, especialmente na Fazenda Parolin, que possui cerca de 12 mil hectares.

A expressão “Silvam Vindicat”, do latim, pode ser interpretada como “A floresta reinvidica”, aludindo a natureza que busca sua justiça, exatamente no dia em que se celebra a mata atlântica (27 de maio).

Com o emprego de 60 policiais militares ambientais e 14 viaturas, estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na região, emitidos pela Justiça. A investigação apontou o desmatamento ilegal de mais de 1.200 hectares, além do uso de estruturas ilegais como serrarias móveis, os clandestinos e depósitos escondidos na mata. Ao longo dos anos, desde 2007 até hoje, já foram feitas mais de 31 autuações na área pela Polícia Militar Ambiental. Ainda assim, a continuidade das ocorrências e o indício de uma organização clandestina com o intuito de devastar a área exigiram a execução da presente Operação.

A operação revelou ainda a ocorrência de violência, fraudes fundiárias e sabotagens contra o projeto da futura Reserva Ecológica Parolin. A ação está sendo reforçada com o apoio da Aeronave Águia do Batalhão de Aviação da PM.

GAECO e a Polícia Militar Ambiental deflagram operação contra grupo responsável por desmatar ilegalmente área de Mata Atlântica em Santa Catarina 5w352j

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, com foco na apreensão de equipamentos destinados à extração ilegal de madeira e equipamentos eletrônicos dos investigados.

Post

O Procedimento Investigatório Criminal é conduzido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Campo e, de acordo com a investigação, revelou a existência de um grupo criminoso estruturado, dedicado à extração e comercialização ilegal de madeira nativa no coração da Mata Atlântica, no município de Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí. 

Durante a operação foram apreendidos caminhões, tratores, equipamentos, madeira e armas de fogo.  

A Polícia Militar Ambiental apontou que uma área de aproximadamente 1.276 hectares já foi desmatada clandestinamente, pelo suposto grupo, com o envolvimento de dezenas de indivíduos. Suspeita-se que o grupo se utiliza de serrarias móveis, tratores, veículos adaptados para transporte ilegal, depósitos camuflados na mata e até os clandestinos para escoamento da madeira.  

Post

Operação “Silvam Vindicat” 

A expressão “Silvam Vindicat”, do latim, pode ser interpretada como “A floresta reinvidica”, aludindo a natureza que busca sua justiça, exatamente no dia em que se celebra a mata atlântica. 

Dia da Mata Atlântica 

27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica. O dia da Mata Atlântica é uma data comemorativa para celebrar a segunda maior floresta tropical do Brasil. A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil, ela compreende cerca de 15% do território brasileiro. Inicialmente, o bioma chegava a ocupar mais de 1.3 milhões de km². Atualmente, apenas 29% das regiões brasileiras é coberta por vegetação original. 

GAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. 

Fonte: Comunicação Social do MPSC

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

Ladrões levam 11 botijões de gás de empresa de Canoinhas

Ladrões levam 11 botijões de gás de empresa de Canoinhas e215

Prefeitura abre abrigo temporário nesta quinta-feira

Prefeitura abre abrigo temporário nesta quinta-feira 4w135x

Santa Catarina gerou 74,6 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2025

Santa Catarina gerou 74,6 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2025 672h1u

O trecho entre Canoinhas e Monte Castelo da SC-477 é liberado seis meses antes do prazo com pavimento novo

O trecho entre Canoinhas e Monte Castelo da SC-477 é liberado seis meses antes do prazo com pavimento novo 75a4l

Mãe e filho são conduzidos ao hospital após saída de pista na BR 280

Mãe e filho são conduzidos ao hospital após saída de pista na BR 280 4c4vk

Polícia Militar recupera veículo furtado em Três Barras

Polícia Militar recupera veículo furtado em Três Barras 3w4k1x

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *