IBGE vira o mapa de cabeça pra baixo e coloca o Brasil no topo do mundo 26162o

IBGE vira o mapa de cabeça pra baixo e coloca o Brasil no topo do mundo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta semana uma nova versão do mapa-múndi oficial, com uma proposta inusitada: o Brasil aparece no centro da imagem e o Sul do planeta está no topo. A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão sobre os padrões convencionais de representação geográfica e o papel do país no cenário internacional.

“Estamos lançando o novo mapa-múndi, que tem o Brasil nesse centro do mundo, mas agora de uma forma invertida, estimulando a reflexão sobre como nos vemos neste novo mundo em que as transformações ocorrem mais rapidamente e exigem um protagonismo brasileiro ainda maior”, afirmou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, em vídeo publicado no site do instituto.

O lançamento dá sequência a uma iniciativa iniciada em 2023, quando o IBGE divulgou um mapa com o Brasil ao centro do globo. A nova versão, além de reforçar essa centralidade, inverte a orientação tradicional: o Norte a a ficar na parte de baixo da imagem, e o Sul, no alto.

Segundo o IBGE, trata-se de um “lançamento inédito”, disponível em português e inglês. Em nota, o Instituto destacou que a ação faz parte de uma estratégia para estimular debates sobre a importância crescente do Sul Global. “Esse lançamento integra uma série de ações estratégicas para a reflexão e o debate sobre a importância do Sul Global, em meio à crescente importância do Brasil no cenário internacional e às mudanças geopolíticas mundiais”, diz o texto.

O Instituto também relaciona o novo mapa ao protagonismo do país em fóruns internacionais. “O lançamento é feito em ano que o Brasil tem ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial, em especial por presidir o BRICS e o Mercosul. E recebe a COP 30”, justificou o IBGE.

O novo mapa destaca os países que compõem o BRICS e o Mercosul, as nações de língua portuguesa, os territórios que abrangem o bioma amazônico e as cidades do Rio de Janeiro, Belém e Ceará.

O IBGE também explicou por que a orientação tradicional dos mapas não é uma regra fixa. “A maior parte do mundo está acostumada a ver a América do Norte no Norte e a América do Sul no Sul, mas essa representação não é a única possível e nem a única que foi registrada durante a história. Na verdade, não existe uma razão técnica para colocar os pontos cardeais nas direções convencionais e, portanto, a representação tradicional é tão correta quanto a representação invertida”, explicou o instituto.

Ainda segundo o órgão, a convenção atual foi padronizada por cartógrafos europeus. “A convenção cartográfica do Norte para cima e do Leste para a direita foi estabelecida pelo astrônomo Ptolomeu e foi amplamente adotada por outros cartógrafos como Mercator e Waldseemüller. Mas existem mapas que têm outra orientação e onde o Norte não está no topo. É o caso, por exemplo, dos mapas medievais ou de alguns mapas feitos por outras culturas”.

O novo mapa-múndi já está à venda e pode ser adquirido no site https://loja.ibge.gov.br.

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

Pais concluem curso do Proerd com foco em prevenção e fortalecimento de laços em Canoinhas

Pais concluem curso do Proerd com foco em prevenção e fortalecimento de laços em Canoinhas 34356m

Feira da Estação traz cultura, música e atividades gratuitas para toda a família neste domingo

Feira da Estação traz cultura, música e atividades gratuitas para toda a família neste domingo 672j41

Venha ser uma Família Acolhedora

Venha ser uma Família Acolhedora 562739

Assessor Pablo Raulino acompanha Deputado Zé Trovão em agendas com prefeitos do Norte de SC em Brasília

Assessor Pablo Raulino acompanha Deputado Zé Trovão em agendas com prefeitos do Norte de SC em Brasília 2m4t6f

Tarde cultural reúne artistas e encerra Semana da Saúde Mental em ville

Tarde cultural reúne artistas e encerra Semana da Saúde Mental em ville 2n4s2p

Cuidar da escola é cuidar do futuro: Melhorias chegam à EMEB Maria José

Cuidar da escola é cuidar do futuro: Melhorias chegam à EMEB Maria José 3u1a3y

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *