Máfia dos cigarros: operação em fábrica ligada a Adilsinho resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão 682g62

Máfia dos cigarros: operação em fábrica ligada a Adilsinho resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão

Ação conjunta foi realizada entre PF, MPF e Polícia Civil. Cinco suspeitos foram presos em flagrante. Galpão também tinha maquinário e insumos 13611t

Uma operação com o objetivo de fechar uma fábrica clandestina de cigarros em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, foi realizada na manhã desta segunda-feira por equipes da Polícia Federal (PF), da Polícia Civil, através da FICCO/RJ, e do Ministério Público Federal, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). No endereço os agentes encontraram um galpão com estrutura para o negócio ilegal e 20 paraguaios que estariam trabalhando em condição análogas à escravidão. Cinco homens foram presos em flagrante suspeitos de integrarem o esquema.

A fábrica tem ligação com o contraventor Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho. Ele já foi alvo de operações anteriores contra a máfia dos cigarros, como em março deste ano, quando agentes buscavam cumprir um mandado de prisão contra ele e outros 20 envolvidos. O mandado contra o contraventor não foi cumprido até agora.

No local também foram encontrados insumos e maquinário para a fabricação de cigarros paraguaios falsificados. Esses materiais serão levados pela PF. O galpão foi lacrado no início da tarde desta segunda-feira. Inicialmente, o RJTV noticiou que a fábrica ficava em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os homens encontrados na fábrica clandestina, 27 no total, foram levados para a Superintendência Regional da PF, na Região Central do Rio, segundo a corporação. Eles chegaram em duas vans, escoltadas por uma viatura da Polícia Civil. Destes, 22 são paraguaios, e a investigação vai apurar as condições em que trabalhavam e eram mantidos no país.

Cinco homens, brasileiros, foram presos em flagrante por suspeita de atuarem como gerentes e supervisores na fábrica ilegal. Na sede da PF serão feitos a lavratura dos autos de prisão em flagrante e demais procedimentos. Os materiais e equipamentos apreendidos durante a ação serão levados ao Depósito da Receita Federal, onde serão acautelados e submetidos à perícia.

Quem é Adilsinho? 81wr

Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho — Foto: Reprodução
Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho — Foto: Reprodução

Em março, na Operação Libertatis 2, Adilsinho foi apontado como integrante da máfia de cigarros e herdeiro da contravenção em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e também expande seus domínios para outras regiões na cidade do Rio. Já em outra investigação, feita pela Delegacia de Homicídios da Capital, Adilsinho é suspeito de ser o mandante dos assassinatos do miliciano Marco Antônio Figueiredo Martins, o Marquinho Catiri, e de Alexsandro José da Silva, o Sandrinho.

As buscas começaram há cerca de dois anos, quando os agentes descobriram três fábricas clandestinas em Duque de Caxias. Em uma delas, estourada em março de 2023, a polícia resgatou 19 trabalhadores paraguaios que eram mantidos em situação análoga à escravidão. Aos agentes, eles contaram que foram trazidos do Paraguai com os olhos vendados, com a promessa de que iriam trabalhar na produção de roupas.

João Vianna 1i735g

Related articles 216815

Pais concluem curso do Proerd com foco em prevenção e fortalecimento de laços em Canoinhas

Pais concluem curso do Proerd com foco em prevenção e fortalecimento de laços em Canoinhas 34356m

Venha ser uma Família Acolhedora

Venha ser uma Família Acolhedora 562739

Assessor Pablo Raulino acompanha Deputado Zé Trovão em agendas com prefeitos do Norte de SC em Brasília

Assessor Pablo Raulino acompanha Deputado Zé Trovão em agendas com prefeitos do Norte de SC em Brasília 2m4t6f

Cuidar da escola é cuidar do futuro: Melhorias chegam à EMEB Maria José

Cuidar da escola é cuidar do futuro: Melhorias chegam à EMEB Maria José 3u1a3y

Acidente entre dois veículos mobiliza equipes de resgate na BR-280, em Mafra

Acidente entre dois veículos mobiliza equipes de resgate na BR-280, em Mafra 4z4b54

Polícia Militar flagra jogo de azar em estabelecimento no Centro de Itaiópolis

Polícia Militar flagra jogo de azar em estabelecimento no Centro de Itaiópolis 485u6

Deixe um comentário Cancelar resposta 2y5u22

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *